segunda-feira, 4 de julho de 2011

Continuação das dicas para passar no ENEM 2011

RECOMEÇO
Para quem começar do zero. A dica é não se preocupar com as matérias que perdeu, e sim com o que será dado a partir de agora. Geralmente o conteúdo abordado no segundo semestre é o mais exigido no ENEM e vestibulares em geral.
REVISÃO
Intercale a prática com a leitura. Faça revisões de conteúdos através de exercícios orientados pelos professores. Agora é hora de "grudar" ainda mais neles, nunca deixe dúvidas, procure sempre respostas.
CASA
Seu quarto tem que ser transformado no seu quartel general de estudos. Procure fazer alguns cartazes para lembrar-se de datas especiais, fórmulas e dicas em particular. Espalhe o material pela parede, cama, porta ou até mesmo no teto.
FINAIS DE SEMANA
Essa é a hora de usar seus finais de semana para os estudos. Utilize o sábado, pela manhã e a tarde, para estudar as disciplinas, sabendo distribuir as horas equilibradamente para cada disciplina. Aos domingos, estude redação e faça leituras, de preferência pela manhã. Procure ficar atualizado lendo jornais ou revistas com notícias. Utilize o resto do domingo para descansar.
PASSADO
Refaça as provas anteriores de universidades que você vai tentar o vestibular que vão te familiarizar com o tipo de assunto que é combrado na primeira etapa.

sábado, 2 de julho de 2011

Dicas para passar no ENEM 2011

Algumas dicas para aqueles que buscam se preparar e tentar no ENEM 2011. Lembre-se: você deve adaptar as dicas para seu ritmo próprio para obter um melhor aproveitamento nos estudos.

ORGANIZAÇÃO
Cada um tem seu ritmo. Determine seu horário de estudo sem se preocupar com o horário escolhido pelo colega, procure observar os melhores horários para não haver problemas futuros.
DEDICAÇÃO
Procure revisar as matérias do dia e mantenha os conteúdos em dia através de exercícios. Procure dividir seu tempo igualmente entre as disciplinas. É  comum priorizar o estudo das disciplinas discursivas mas lembre-se de que o importante é fazer a diferença com outras disciplinas.
PRIORIDADE
Torne o estudo sua prioridade. Intensifique o horário extra de estudos, em casa ou na biblioteca. É hora de desligar o computador e abandonar maus hábitos como Orkut, Msn e jogos e lembre-se, o que está em jogo é a sua aprovação.

A CONTINUAÇÃO DAS DICAS CONTINUA...

Orientação em Física

 Inicialmente o aluno deve ter uma base mínima de matemática conhecendo as principais operações, notação científica, potência de base 10, gráficos e geometria, além de outras noções básicas.
 Os vestibulares atuais têm dado ênfase no entendimento dos fenômenos físicos e não no simples cálculo numérico utilizando fórmulas decoradas. Atualmente, os vestibulandos devem conhecer as principais fórmulas de cálculos, porém, devem interpretá-las utilizando gráficos e tabelas.

Orientação em História

 Na parte de história o vestibulando deve fazer uma leitura dos principais acontecimentos do século XX tais como: Primeira e Segunda Guerra Mundial, Revolução Bolchevista.
 Não adianta decorar muitas datas e nomes, pois a proda de história dos vestibulares tem com objetivo verificar se o candidato tem a noção da evolução da disciplina e de sua importância para a humanidade.
 História é uma disciplina muito importante para que o candidato possa entender diversos fenômenos atuais, tais como: Liberalismo e neoliberalismo, comunismo, socialismo, nazismo, movimentos sociais entre outros.

Orientação em Biologia

 O vestibulando deve ter conhecimento dos principais conceitos da disciplina para que possa entender o funcionamento dos seres vivos e da natureza em geral, nos últimos anos também tem caído na prova assuntos de biodiversidade além da matéria dada nas escolas.
 Nas provas de biologia tem sido muito cobradas questões que envolvem bioquímica e gráficos, por esse motivo aconselho uma revisão na parte de matemática.

Orientação em Química

1. Ler a prova com bastante atenção.
2. Selecionar questões de química orgânica.
3. Em seguida, "atacar" as questões de química geral.
4. E finalmente, resolver as questões de físico-química, começando pelo tema de radiatividade, cinética química, termoquímica, soluções, equilíbrio químico e iônico.
5. Faça uma pequena lembrança sobre o tema em questão, recordando o item da matéria dada.
6. Caso a questão seja de múltipla-escolha, conserve a 1ª marcação, e não marque muitas questões na mesma letra ou opção. Neste tipo de questão cuidado com as palavras exceto e incorreta no final da mesma.
7. Em questões discursivas, faça uma leitura total das mesmas, sublinhando números, fórmulas na mesma letra ou opção. Não escreva em exagero, somente o que foi pedido. Não deixe questões em branco.

Orientação em Inglês

 O vestibulando deve ter um vocabulário mínimo, incluindo, artigos, pronomes, verbos, adjetivos, advérbios e principais substantivos na Língua Inglesa.
 Tomar cuidado com os falsos cognatos, que são palavras que parecem com o português, mas tem sentido completamente diferente em língua inglesa.
 Vale a pena tentar traduzir vários textos que apareceram em vestibulares anteriores, pois podem ser cobrados novamente nos futuros vestibulares.
 O candidato deve perceber a ideia central do texto para que possa responder as questõesda prova, por este motivo, observe atentamente o que o autor quis transmitir.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Orientação em Matemática

 Procure com base nos exemplos fornecidos, repetir as soluções dos problemas e conferir no gabarito. Matemática só se aprende com resolução de muitos exercícios.
 Muitos candidatos apresentam deficiência na disciplina, pois faltam conceitos alementares de educação básica. Não adianta tentar aprender uma matemática complexa se, não souber os princípios básicos da disciplina.
 Fique atento para as questões interdisciplinares, pois nestas são cobrados conteúdos das diversas disciplinas a fim de verificar se o candidato realmente consegue transferir conhecimentos de matemática para química (por exemplo) - o vestinular de UERJ e do ENEM tem esta característica.

Orientação em Português

 De acordo com os melhores autores da língua portuguesa, a forma mais adequada de estudar a disciplina é a leitura de textos escritos por bons autores, isto é, aqueles que se preocupam com a norma culta. Como sabemos que é difícil a leitura de obras clássicas, oriento o vestibulando a treinar interpretação de texto com questões de vestibulares anteriores, assim como uma revisão na gramática, pois auxilia muito o próprio entendimento das ideias.

Orientação em geografia

 O candidato ao vestibular deve reconhecer as diversas regiões no globo terrestre dando ênfase aos seus apectos políticos, sociais e econômicos.
 Não adianta decorar capitais e outros nomes, pois Geografia Política/Econômica é a mais cobrada nos vestibulares, pois depende de raciocínio e entendimento dos fenômenos.
 O conteúdo de geografia mudou muito, deixando a memorização de lado e trabalhando muito mais com aspectos relevantes da disciplina.
 Vale a pena a leitura dos jornais de domingo que trazem gráficos, diagramas e notícias sobre as várias regiões do Brasil e do mundo.